30 set Passeio em Montmartre: o bairro mais charmoso e boêmio de Paris
Passeio em Montmartre: o bairro mais charmoso e boêmio de Paris –
Montmartre é o bairro mais alto de Paris, mas embora tão evidente, todo o seu charme se esconde por meio das ruelas estreitas, prédios baixos colados uns aos outros, cafés, lojinhas, e floriculturas. Até o Moulin Rouge, o mais famoso cabaré de Paris, fica ofuscado com tantos cantinhos simpáticos espalhados pelo bairro e diante da beleza da Basílica de Sacre Coeur.
Quando estiver em Montmartre, certamente irá querer tirar essa foto icônica em frente ao Moulin Rouge, no Boulevard de Clichy. E será justamente lá que nosso passeio irá começar, pois bem ao lado do Moulin Rouge, fica a Rue Lepic, perfeita para quem é fã de gastronomia e adora comidinhas.
Ao subir essa rua enladeirada, irá encontrar várias lojas de chocolates, queijos, vinhos, peixarias, rotisseries que vendem aquele frango assado quentinho, pronto para ser devorado, e até mesmo floriculturas, além dos cafés com mesinhas na calçada. Inclusive, o café instalado no nº15 da Rue Lepic foi escolhido como cenário do filme Amélie Poulin e vive lotado de turistas.
Lá em cima, no final da Rue Lepic, você encontrará a Rue des Abesses, também cheia de cafés, lojinhas, padaria e até uma filial do Monoprix dedicada exclusivamente a produtos de beleza, a Monop’ Beauté.
Antes de finalizar a Rue des Abesses, suba uma outra ladeira, dessa vez a Rue Ravignon, até avistar o simpático café Le Relais de La Butte, cheio de turistas que adoram ver gente passar.
Se continuar subindo, chegará na Rue Norvins, onde começará a ver muita gente, principalmente nos finais de semana, e uma grande variedade de pequenos lugares para comer.
Ao se deparar com todo esse movimento nas ruas, vendedores de souvenirs e crepes, estará chegando na Place du Tertre, recheada de artistas que fazem caricaturas, pintam paisagens de Paris e alegram os turistas. É daqueles pontos turísticos bem clichê, mas super divertido.
A essa altura, você já estará vendo o topo da Sacre Coeur.
Pra chegar até lá, pegue a Rue du Mont Cenis e vire à direita numa ruazinha sem nome que te levará até a lateral da Basílica. Pronto! Agora é só apreciar a sua beleza. Nos finais de semana, preste atenção às escadarias, que ficam cheias de artistas fazendo apresentações inusitadas. Da última vez que estive lá, um rapaz deu um show com uma bola, ao som de várias músicas legais. A galera foi ao delírio!!!
Durante o verão, as pessoas adoram tomar sol e jogar conversa fora no gramado que circunda essa escadaria.
Quando achar que já viu o suficiente da Sacre Coeur, desça as escadas até chegar no carrossel e vire à direita em direção a Place St. Pierre para continuar o seu passeio por Montmartre.
É nesse ponto que fica o bondinho de Montmartre conhecido como funicular, que leva as pessoas até a Sacre Coeur.
A minha sugestão é seguir pela Rue Yvonne Le Tac, cheia de lojas fofíssimas. Lá, você encontrará uma filial da maravilhosa loja de perfumes Durance, lojas de brinquedos como a Boudezan e a Chaise Longue, como também lojas de souvenirs diferentes. Na Comptoir des Traditions, encontrei sachês em forma de macarons, abridores de vinhos com formato do Petrus e jogos americanos lindos com o tema “Paris”.
Siga até o final da Rue Yvonne Le Tac, até encontrar a Place des Abesses, famosa por ter um muro onde a frase “Te Amo” é escrita em 300 idiomas. Ali também tem um parquinho fofo para crianças de até 3 anos.
Se com esse muro, você declarou o seu amor à Montmartre e quiser ir embora, pegue o Metrô Abesses que fica bem no meio da praça. Caso ainda queira desbravar o bairro, andar sem rumo por suas ruas menos conhecidas, esse é um bom porto de partida também. E se preferir voltar para o seu cantinho de taxi ou ônibus, desça até o Bd. de Clichy, onde começamos o passeio, pois é uma região mais movimentada. Se der tempo e quiser fazer um programa diferente, vá conhecer o Musée de l’érotisme, o único dedicado ao sexo de Paris.
Eu já me apaixonei por Montmartre mil vezes. E você? Deixe o seu comentário!
Luiz
Posted at 00:46h, 02 outubroA única coisa que não gostei, foi o mau humor dos funcionários das padarias e lanchonetes, o resto é muito bom!
Priscila Reis
Posted at 12:11h, 02 outubroLuiz,
Realmente, bom humor não é o forte deles…mas acho que isso acontece por toda cidade, mas já foi bem pior…rsrsrs
abraços
Priscila
Ana Luisa
Posted at 17:58h, 02 outubrodelícia de roteiro. fiz igualzinho em 2008, mas no sentido contrário. só não lembro deste muro das frases…
Priscila Reis
Posted at 18:11h, 02 outubroQue legal Ana Luisa,
Esse muro realmente fica escondidinho, dentro da Place des Abesses. Quem sabe numa próxima vez, você também declara seu amor ali.
beijos
Priscila
Daniel
Posted at 02:03h, 24 fevereiroPriscila, muito bacana esse passeio!
Esse passeio leva mais ou menos quanto tempo para fazer? Leva o dia inteiro?
Obrigado.
Abs.
Daniel
Priscila Reis
Posted at 14:34h, 30 maioDaniel,
Uma manhã ou uma tarde!
samuka
Posted at 14:26h, 01 abrilDe fato os garçons franceses não são bem humorados ..mas os brasileiros tambem esquecem de primeiro dar um olá … bom dia ..obrigado …já chegam dizendo quero isso ..aquilo …isso é um pecado na europa !!!
Andréa Kátia Cavalcante de Souza
Posted at 20:11h, 17 abrilEstive em Montmartre por duas vezes e fiquei encantada com o bairro, fiz todos os roteiros possíveis, inclusive tirei fotos em frente a casa onde morou a cantora Dalida, foi show…
Noêmia
Posted at 14:03h, 17 junhoPor duas vez fui a Paris e encontrei somente pessoas muito bem humoradas e fazendo questão de falarem alguma coisa em português, principalmente os garçons. Amei! Voltarei sempre que puder.
Jerusa
Posted at 17:05h, 23 julhoBem aconchegante, estou me planejando pra conhecer Paris em breve.
Priscila Reis
Posted at 20:43h, 13 agostoÉ uma delícia!