15 mar Melhores casas de Fado de Lisboa
Melhores casas de Fado de Lisboa –
O Fado é um estilo musical muito próprio de Portugal, onde o cantor ou cantora faz uma apresentação solo, acompanhado(a) de uma viola, e normalmente expressa toda a sua tristeza e melancolia através do canto. Dizem que o Fado é originário dos cânticos melancólicos dos Mouros, após a reconquista Cristã, mas só começou a aparecer nos registros históricos como estilo musical no século XIX. Foi declarado em 2011 Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO e é realmente algo lindo de se ouvir (e sentir).
Em Lisboa, há inúmeras casas de Fado espalhadas pelo autêntico bairro de Alfama, famoso pelas ruelas estreitas e varais com roupas penduradas por toda parte. Se você nunca ouviu esse estilo musical típico de Portugal, recomendo ver algumas apresentações da cantora Carminho, por exemplo, um dos grandes nomes do Fado português atual.
A maioria dos restaurantes são pequenos, e cantores de Fado fazem apresentações em pé, passando pelas mesas dos clientes, ou sentados à frente do público. Há shows de Fado triste, o mais autêntico, ou alegre, com um toque de modernidade. Adoro ouvir Fado e acho imperdível curtir um show de fado em Lisboa. Nas melhores casas de Fado de Lisboa, a comida normalmente é muito boa! No O Faia, por exemplo, comi um polvo grelhado com batatas simplesmente incrível. Reserve uma mesa com antecedência e saiba que os shows começam, normalmente, às 20 horas.
Vejam a nossa seleção das melhores casas de Fado de Lisboa abaixo, sabendo que, em Alfama, tem uma casinha de Fado em cada esquina. Se não tiver reserva, vá passear pelo bairro à noite, antes das 19horas, e, com sorte, encontrará um lugar esperando por você:
O Faia
R. da Barroca, Alfama, Lisboa, Portugal
+351 21 342 6742
Clube de Fado
R. de São João da Praça 86 – 94, Alfama, Lisboa, Portugal
+351 21 885 2704
Sr. Fado
R. dos Remédios 176, 1100 Lisboa, Portugal
+351 21 887 4298
Já foi a alguma outra casa de Fado que não conste da nossa lista? Deixe seu comentário e dica para nós!
Sem comentários ainda