24 abr Praia do Forte com crianças: o que fazer e passeios
Praia do Forte com crianças: o que fazer e passeios
Inicialmente, é bom saber que a Praia do Forte é um destino maravilhoso para viajar com crianças no Brasil. É, sem dúvida, uma das cidades com melhor estrutura turística da Bahia, e está muito bem preparada para receber famílias. Há diversas opções de passeios, desde as próprias praias, sobre as quais falamos no post Dicas de Praia do Forte: quando chegar, quando ir, onde ficar e passeios, até passeios de barco, passeios de bike pelas trilhas da Reserva de Sapiranga.
Sem falar nos hotéis e pousadas gostosos, com destaque para o magnífico Tivoli Ecoresort Praia do Forte, sobre os quais falamos no post Onde ficar em Praia do Forte: dica de hotéis e pousadas.
A propósito, andar no fim de tarde pela principal rua de pedestres da Praia do Forte é também um ótimo programa, cheio de lojas, parquinho e lugares para lanchar como sorveterias e restaurantes, sobre os quais falamos no post Melhores restaurantes de Praia do Forte.
Conhecendo o Projeto Tamar Praia do Forte
Sem falar no Projeto Tamar, que visa promover a recuperação das Tartarugas Marinhas. O Projeto Tamar da Praia do Forte é um centro de pesquisa e conservação das 5 espécies de tartarugas marinhas existentes no Brasil, criado pelo Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente. Todas essas espécies de tartarugas marinhas ainda estão ameaçadas de extinção, porém com o trabalho dos biólogos do projeto Tamar, que funciona desde 1980, estão se reproduzindo bem e voltando a povoar os nossos mares.
Como efeito, no Projeto Tamar de Praia do Forte, além das crianças poderem ver tartarugas imensas e outras espécies de peixes, elas entram em contato com o universo das tartarugas. Dessa forma, aprendem que elas saem dos ovinhos diretamente para o mar, sem a ajuda das mães, etc.. É muito enriquecedor e os pequenos costumam adorar! Abre todos os dias e há preço promocional para grupo. Acesse o site website: www.tamar.org.br para obter mais informações.
Outros passeios na Praia do Forte
Há empresas que organizam passeios de bicicleta, quadriciclo ou barco. Inclusive, vale registrar que entre julho e outubro, é possível avistar baleias Jubarte. Nesse caso, o visitante inicia o dia conhecendo o Instituto Baleia Jubarte, onde assistirá uma palestra educativa sobre o comportamento e a vida desses animais, e depois segue para o passeio de barco.
Outro passeio agradável é caminhar ou andar de bike ao redor da lagoa Timeantube. A depender da hora do dia, verá muitas pessoas fazendo exercício por ali ou apenas contemplando a sua beleza.
Ainda, empresas como a Emytour (abaixo) organizam mergulhos e diversas outras aventuras em Praia do Forte. Sempre recomendo buscar assistência de um receptivo local como eles para ter maior conforto e opções variadas de lazer.
Por fim, não deixem de visitar o Castelo Garcia D’Ávila, também conhecido como Casa da Torre. Esse sítio histórico começou a ser construído em 1551, e foi tombado pelo Iphan em 1938. Assistir ao pôr do sol “emoldurado” pelas ruínas do castelo é lindo demais! Ali também tem uma capela, onde celebram lindos casamentos. Para as crianças, esse passeio pode ser uma aula de história do Brasil.
Praia do Forte é linda demais! A propósito, essa viagem é um verdadeiro convite ao ócio, descanso mental e aventuras. Aliás, não tem como não amar 🙂
Gostaram das dicas? Deixem um comentário!
Cris Marques
Posted at 16:43h, 27 abrilPri, seu blog está LINDO demais! Super clean e feminino. Tá a sua cara! *.* Parabéns e muito sucesso!
Priscila Reis
Posted at 21:43h, 27 abrilCris, Obrigada!!! Que bom que gostou 🙂
bj