07 maio Passeios imperdíveis em Jericoacoara: para adultos e crianças
Conhecer Jericoacoara foi uma das melhores surpresas da minha vida de viajante. Nunca imaginei que me apaixonaria por um lugar onde o vento faz a curva…mas isso aconteceu! Um destino maravilhoso para casais apaixonados, grupos de amigos, mochileiros e famílias com crianças. Tem tanta coisa para fazer na região que recomendaria ficar, no mínimo, 5 dias por lá para poder desfrutar de toda a sua beleza. Fiz uma seleção dos passeios mais bacanas para se fazer com crianças em Jericoacoara, mas é certo que os adultos curtem demais também.
Duna do Pôr do Sol:
Um pouco antes do sol se pôr, as pessoas vão chegando e subindo a duna que fica na beira da praia principal da vila. Todos tentam encontrar o cantinho perfeito para contemplar esse maravilhoso evento da natureza, que acontece, literalmente, dentro do mar! O céu azul vai ficando laranja e refletindo as cores nas dunas. Um verdadeiro espetáculo da natureza. Posso dizer, sem medo, que foi o pôr do sol mais lindo que vi na vida!
(Duna do pôr do sol: o lugar mais lindo de todos)
Passeio Tatajuba:
Esse é um dos passeios mais desejados da região. No trajeto rumo à Lagoa da Tatajuba, famoso pelas imensas dunas, de cores branco e rosa, inclusive uma duna com mais de 70 metros de altura, vale visitar a Velha Tatajuba, antigo vilarejo encoberto pelas dunas, a lagoa do funil e o laguinho da torta, onde pratica-se sandboard e tiroleza. Como é distante, reserve um dia inteiro para curtir o passeio com calma. Não deixe de almoçar no Carnaubar, pertinho de Tatajuba, um dos restaurantes mais deliciosos da região. Veja o post: Onde comer em Jericoacoara: os melhores restaurantes dentro e fora da vila
Mangue seco e cavalos marinhos:
O bugre sai da praia da vila em direção à Tatajuba. No meio do caminho, o mangue seco é parada obrigatória. Os meninos amaram se pendurar como macacos nas raízes aparentes do manguezal. Uma beleza estonteante.
Um pouco mais à frente, ainda no caminho para Tatajuba, fica o santuário dos cavalos marinhos. O bugre nos leva até o habitat natural dessas criaturinhas raras, em pleno encontro do rio com o mar. Já à bordo de um pequeno barco a remo, encostamos nas raízes do mangue molhado para tentar encontrar os cavalos marinhos, em diferentes cores: vermelho, amarelo e cinza. Nem sempre eles aparecem, mas quando o fazem, é a alegria da garotada.
Passeio das Lagoas:
Há muitas lagoas dentro do Parque Nacional de Jericoacoara, todas “criadas”pela natureza com água de chuva. Nesse passeio que pode dura um dia inteiro, vale visitar a linda lagoa do coração, a lagoa azul com sua ilha e a lagoa paraíso, todas com água cristalina. Nessas lagoas, o concierge do hotel Chili Beach indicou os restaurantes Hilton ou “Do Tobias”, apesar de não ter experimentado nenhum desses, já que preferi almoçar mais tarde no hotel.
Lagoa Azul
Lagoa do Paraíso – lado menos famoso (e muito mais agradável)
Lagoa do Paraíso – lado mais famoso e com mais estrutura
Lagoa do Coração:
Passeio Barrinha:
Sobre as dunas de Aranaú, o bugre vai fazendo manobras radicais e passando por diversas lagoas formadas com água de chuva. Os locais chamam esse passeio de “pequenos Lençóis”, fazendo referência aos Lençóis Maranhenses”, pois o visual é parecido. Precisa apenas de meio dia.
Praia de Preá
Uma boa opção de passeio bem próximo de Jericoacoara é a Praia de Preá. Peça para o bugueiro passar ao lado da árvore da pregiça, e depois almoce no restaurante Azul do Mar, pé na areia.
Passeio com caranguejada no Mangue Seco: Esse passeio pode ser feito em uma tarde e é uma ótima pedida para o almoço. Você escolhe quais caranguejos deseja comer, -diretamente do viveiro, e ainda diz se quer na forma de uma caranguejada, ou servido no caldo de leite de côco. Os restaurantes são bem simples, às margens do mangue, e também servem ostras, mexilhões e sururu frescos! O concierge do The Chili Beach indica o Restaurante do Cacau ou Restaurante do Mané Santos.
Cavalgada pelas dunas de Jeri: Esse passeio deve ser feito com um guia local, que irá levá-lo até as principais e mais altas dunas do Parque Nacional. Também é possível ver coqueiros de mais de 40 metros de altura, que estão sendo engolidos pelas dunas.
Caminhada à Pedra Furada: Esse passeio de 2.8 km a partir do centro, pode ser feito a pé ou de charrete, passando pela costa rochosa que circunda uma parte do vilarejo. O objetivo é chegar numa praia praticamente deserta e contemplar a Pedra Furada, formação rochosa espetacular que existe no local. A partir de meados de julho até meados de agosto, é possível ver o pôr do sol no meio da pedra! Visual surreal!!!!
(Pedra Furada)
(Visual na descida para a Pedra Furada)
THAIS LEIKA
Posted at 12:58h, 20 maioAii que delícia de viagem…aiai
Adorei as fotos.
Estou pensando seriamente em levar minhas duas crianças (uma de 2 anos e outra de 6) para nossa viagem a Jeri. Mas tenho medo da falta de infraestrutura e de me cansar mais do que descansar, rs.
Acompanharei seu post.
Abraços
Priscila Reis
Posted at 21:03h, 22 maioThais,
Jeri é um sonho e com crianças então, melhor ainda. O único problema é a distância, pois não tem aeroporto, e pode ser cansativo passar 4horas (estrada) ou 8 horas (pela praia) de carro com os pequenos. 6 anos é uma idade ótima. Os meus foram com quase 5 anos e lembram até hoje.
Mas se tiver coragem, vale a pena, pois é um descanso só!
bjs
Priscila
Luciana Machado
Posted at 02:32h, 27 maioPriscila,
Em julho-agosto terei 2 semanas de férias.
Me animei pra ir para Fortaleza e Jeriquaquara com seu depoimento.
Acho que se alugarmos um 4×4 e formos no ritmo da criançada vao ser gostoso.
Recomenda ir antes pra Fortaleza ou Jeri?
Acho que não aguentam emendar com o avião, ne?
De qq forma teria que fazer um pit stop na ida ou na volta em Fortaleza, não?
Quanto tempo em cada um?
Ai.. não vejo a hora…
BJ, Luciana
Priscila Reis
Posted at 13:54h, 27 maioQuerida Luciana,
Jeri é um sonho com crianças, apesar da distância.
Como optamos por ir de carro pela praia, tivemos que dormir uma noite em Fortaleza para sair no dia seguinte, cedinho, com a maré baixa. Então é sempre bom checar a maré antes. Como Salvador não tem muitos vôos para Fortaleza, não pudemos fazer tudo no mesmo dia…mas eu teria saído diretamente do aeroporto, se fosse possível. Dá pra ir parando, curtindo as praias, comer em Flecheiras e aproveitar.
No nosso caso, depois de alguns dias em Jeri, ainda passamos um final de semana no Beach Park com os meninos e foi ótimo.
Tudo vai depender do pique de vocês. Como são 2 semanas, dá pra fazer tudo sem pressa e curtir Fortaleza e Jeri.
Boa viagem para vocês!
beijos
Priscila
Luciana Machado
Posted at 02:33h, 27 maioEstou enviando novamente pra pedir que me avisem por e-mail dos comentários seguintes!
Bj, Luciana
Priscila G. N. Leite (@prignl)
Posted at 17:28h, 25 junhoqual praia vc indicaria para viajar com bebê de 5 meses no Ceará?
Priscila Reis
Posted at 23:39h, 26 junhoOi Priscila, Não conheço todas as praias do Ceará, mas acredito que as praias próximas à Fortaleza tenham mais estrutura para o seu pequeno. A Praia de Flecheiras é uma opção, pois o mar é super calmo.
bjs
Priscila G. N. Leite (@prignl)
Posted at 11:18h, 28 junhoBom dia Priscila!! Agradeço muito pela resposta! Eu procurava uma praia calma bem no estilo vilarejo de pescadores, como flecheiras (já li outros artigos seus)…mas flecheiras tbm fica longe de Fortaleza né?! O que me diz da praia Aquiraz? Ela é no estilo vilarejo tbm? Obrigada, desde já grata!
Lívia
Posted at 02:15h, 04 julhoOlá Priscila! Sou de Fortaleza e acredito que o melhor que vc pode fazer, caso não dê para ir a Flecheiras, é se hospedar na Praia do Presídio, em Aquiraz. Há o Hotel Jangadeiro, que é interessante. Não aconselho a ficar na Praia da Prainha ou Iguape, nem mesmo no Porto das Dunas (todas em Aquiraz), a menos que vc se hospede no Beach Park mesmo, aliás, essa é uma diversão maravilhosa para os pequenos. Se desejar ir a Flecheiras, venha a Fortaleza, hospede-se na Beira-Mar, que lá mesmo vc pode contratar transporte para Flecheiras. Se eu fosse escolher, iria para lá, há as praias lindas de Guajiru, Mundaú e Emboaca pertinho. Inclusive, vc pode alugar um carro para ir de Fortaleza até Flecheiras, já que não é tão longe da cidade, isso tb facilitaria sua locomoção com os pequenos…
Priscila G. N. Leite (@prignl)
Posted at 17:30h, 25 junhoObrigada!! abraço
Tatiana Belli
Posted at 19:33h, 18 julhoOi Priscila,
Estamos organizando nossa ida para Jericoacoara em setembro e adorei as suas dicas. Iremos com a nossa filha de 3 anos e meio e estamos receosos porque nos disseram que as distancias para os pontos turísticos são muito grandes. É isso mesmo? Você tem idéia do valor dos passeios ou da diária do bugreiro? Quanto custa o 4×4 de Fortaleza para Jeri? A praia da vila é agradável para o banho ou o mar é muito agitado?
Se você puder me ajudar com todas essas questões te agradecerei imensamente.
Abs, Tatiana
Priscila Reis
Posted at 22:45h, 22 julhoOi Tatiana,
Os passeios em Jeri sao um pouco distantes, mas é bem tranquilo, pois são feitos no bugre, e o passeio em si já faz parte da aventura. Em torno de 20 a 30 min para chegar nos lugares, com exceção da Tatajuba, que é mais longe. A praia de Jeri mesmo, na vila, é maravilhoooosa para crianças, bem calma e uma parte imensa de areia. Os preços do bugre e passeios não recordo. O trajeto de 4×4 saindo de Fortaleza custou uns R$800, pela praia.
bjs, Priscila
Daniela
Posted at 22:25h, 22 agostoOi, Priscila! Adorei seu post! Estou planejando nossa ida a Jeri no final do ano, e gostaria de saber quantos dias cocê passou por lá! Anotei todas as dicas! Abs,
Daniela
Priscila Reis
Posted at 16:10h, 26 agostoOi Daniela,
Jeri é uma delícia. Vc vai amar! Sugiro ficar no mínimo 4 noites, para conseguir passear e ainda curtir a vila. Mas se tiver mais tempo e quiser relaxar bastante, pode ficar mais. No meu caso, ficamos 5 dias e foi bem gostoso.
abraços
Priscila
Helton
Posted at 17:54h, 03 janeiroBoa tarde!
Estou indo a Fortaleza em março e reservei 3 dias para ficar em Jericoacoara, porém tenho algumas duvidas, como: Qual pousada ficar (Kanaloa, CasAlice, Samba do Kite ou Azul Pousada)?
Sobre os passeios, gostaria de ser mais objetivo possível, para aproveitar ao máximo essa beleza Natural?
E minha maior duvida de todas, como faço para ir para Jericoacoara? pois o valor da 4×4 é um absurdo de caro… se tem outros meios quando chegamos no aeroporto.
Chego em Fortaleza dia 13/03 as 21h e irei para Canoa Quebrada no dia 15 saio de cano quebrada para o Jericoacoara…
Priscila Reis
Posted at 16:11h, 06 janeiroHelton,
Tudo bem? Infelizmente não conheço nenhuma dessas pousadas que você citou. A forma mais rápida de se chegar a Jeri é alugando um carro e indo pela estrada mesmo, sem ser pela praia. Será muito mais barato do que pagar um transfer 4×4 como eu fiz. Também deve ter ônibus, mas não tenho como dar nenhuma informação disso. Sugiro escolher a pousada, e pedir a eles para ajudar nessa questão do transporte, dando sugestões e opções.
Você vai amar Jeri. É um paraíso 🙂
abraços
Priscila
katia
Posted at 09:51h, 09 fevereiroOlá Helton…vc pode ir a Jericoacoara de ônibus da empresa Fretcar,custa 63 reais para ida e mais 63 reais para a volta,consulte o site Fretcar.com.br
Abraço.
Carol
Posted at 21:10h, 20 janeiroameiiiiiiiiii seu blog, estou indo pra Jeri amanhã, pena não ter visto antes, vou ficar no mosquito blue, mas vi que seu hotel parece ser muito melhor, paciência…obrigada pelas dicas 🙂
Priscila Reis
Posted at 13:05h, 26 janeiroCarol,
Depois conta aqui como foi a sua experiência na Mosquito Blue!
beijos
Priscila
adriana
Posted at 19:38h, 23 janeiroOlá,
Adorando suas dicas,onde posso comprar passeios para Jeri em Fortaleza?
Grata
Adriana
Priscila Reis
Posted at 12:47h, 26 janeiroAdriana,
Tudo bem?
Essa informação eu não tenho como te dar. Quando fui a Jeri, a pousada onde me hospedei providenciou tudo!
Acho melhor você se informar dessa forma também.
abraços
Priscila
katia
Posted at 09:57h, 09 fevereiroBom dia Priscila,tudo bem?
Adorei suas dicas,vc realmente fez uma linda viagem com seus filhos.
Estou indo à Jericoacoara em julho,com minha mãe que é uma senhora de 68 anos,minhas filhas de 16 e 9 anos e uma sobrinha de 10 anos, esperamos poder aproveitar tudo tão bem quanto vc e seus filhos.
Ainda não decidi com quem farei o transfer de Fortaleza a Jeri e nem os passeios de Buggy.
Vc sugere procurar os passeios de buggy quando chegarmos lá ou é melhor já agendar antes?
Obrigada, abraço.
Kátia
Priscila Reis
Posted at 18:30h, 12 fevereiroKatia,
É bem tranquilo procurar o passeio de buggy ao chegar lá. São muitos bugueiros e você fica com mais liberdade.
beijos
Priscila
Isabela
Posted at 14:18h, 03 fevereiroseria mais interessante se você falasse dos valores também.
bjos
Priscila Reis
Posted at 14:48h, 03 fevereiroIsabela,
Tudo bem? Se estiver de carro, o passeio é gratuito! Caso contrário, pagará ao bugueiro. Os valores variam, e fiz um pacote para todos os dias, então não sei dizer quanto foi cada um. Sugiro entrar em contato com a Associação dos Bugueiros de Jeri: 55 (88) 3669-2284 ou +55 (88) 9962-7206
bjs e boa viagem
🙂
Tatiana
Posted at 09:56h, 22 marçoOi, Priscila! Pretendo ir a Jeri no fim do mês com meus dois filhos, um de 6 anos e outro de 5 meses. Você acha que tem algum passeio que poderei fazer com meu bebê? Gostaria de algumas dicas nesse sentido! Obrigada!!!
Priscila Reis
Posted at 17:23h, 23 marçoTatiana,
Tudo bem? Os passeios nos arredores de jeri são todos feitos no bugre, e é bem incômodo para um bebê. A vila de Jeri e sua praia, no entanto, são perfeitas. A praia é bem calma, com estrutura de restaurantes, e é lá que tem a mais bela duna, onde pessoas de todo canto do mundo vêm para apreciar o pôr do sol.
Se vcs forem para lá mesmo, o ideal é ficar num bom hotel, onde você possa ficar confortável com seu bebê, e sair para a vila e praia da vila.
abraços
Priscila
Ivany
Posted at 14:34h, 06 marçoPessoas… estou planejando ir para Jericoacoara dia 04 ou 05/05/15. Irei sozinha! Quem já foi, o que diz a esse respeito? Será que vou ter facilidade em me enturmar? Estou pensando em ficar em Hostel, que pode ter mais gente que vai sozinha também. Obrigada!!
jucileia santos
Posted at 13:36h, 26 fevereirosimplesmente encantador