14 out Dicas de Courchevel: a mais luxuosa estação de esqui da França
Dicas de Courchevel – a mais luxuosa estação de esqui da França –
Courchevel é um ski resort com o título de estação de esqui mais luxuosa do mundo e está situada na região de Rhône-Alpes, França, quase na fronteira com a Suiça. Fica a 600km de Paris, 187km de Lyon, 149km de Genebra e 25km de Moûtiers. Essas cidades são os principais pontos de partidas para quem pretende esquiar em Courchevel. Há trens que partem de Paris e Lyon rumo à pequena Moûtiers, nos pés da montanha, de onde é necessário pegar um carro para subir até Courchevel. Quem preferir fazer o caminho pela Suiça, pode pegar um carro em Genebra e seguir pela autopista por, aproximadamente, 2 horas, até chegar a Courchevel. Acesse aqui para informações de empresas de transportes e aluguel de carro.
É importante saber que Courchevel é dividida por altitude: Courchevel 1100. Courchevel 1300, Courchevel 1550, Courchevel 1650 e finalmente, Courchevel 1850. Courchevel 1100 foi a primeira vila povoada da região. Nas altitudes de 1300 e 1550, praticamente não há turistas, havendo, entretanto, vários chalés para aluguel. É onde as pessoas que trabalham na temporada de esqui moram e têm seu lazer. Courchevel 1650 já dá acesso direto às pistas dos Três Vales, Les Trois Vallés, pelo ski lift, e é muito procurada pela galera que viaja com low budget, aquele orçamento mais apertado, e estudantes que querem esquiar num lugar top, mas não podem pagar caro para se hospedar nem comer. Já Courchevel 1850 é a vila mais turística e luxuosa da região. É lá que estão concentrados os hotéis de luxo, restaurantes estrelados, escolas de esqui, e lojas…tudo maravilhoso! Em compensação, os preços são tão altos quanto a altitude de 1850m.
Se estiver pensando em conhecer essa maravilha de estação com crianças, não deixe de ler nosso post: Dicas de Courchevel com crianças.
Onde ficar em Courchevel:
Falarei aqui dos hotéis situados em Courchevel 1850 apenas, pois é o lugar mais bacana para se hospedar em Courchevel, a começar pelos hotéis próximos ao centro.
La Sivolière: Esse hotel boutique charmoso e bem localizado foi a minha escolha em Courchevel. Fica próximo do centro, e eles ainda disponibilizam uma van o dia todo para te levar e buscar onde quiser. Veja detalhes no post: Dica de hotel em Courchevel: La Sivolière
La Pomme de Pin: Em frente ao Hotel Le Chabichou, essa é uma opção de hotel mais econômico e super bem localizado em Courchevel. www.lapommedepin.ch
Les Suites de la Poitinière: Hotel moderno, muito bem localizado, em frente ao espaço La Croisette, no centrinho principal de Courchevel. www.suites-potiniere.com
Le Chabichou: Hotel clássico em Courchevel, super bem localizado, decorado no estilo francês, que conta com um restaurante estrelado no guia Michelin. www.chabichou-courchevel.com
Hotéis no meio da pista de esqui –
Le Cheval Blanc: Hotel de luxo pertencente ao grupo LVMH, em plena pista Jardin Alpin, que é ótima para crianças.
Les Airelles: Também situado na pista Jardin Alpin, esse hotel é membro da cadeia Leading Hotels of the World, possui três restaurantes, inclusive uma filial do restaurante parisiense estrelado, Pierre Gagnaire. www.airelles.fr.
Le Melezin: Luxooso hotel da maravilhosa Rede Aman Resorts, situado na ótima pista Bellecôte, bem próximo ao centrinho. www.amanresorts.com/lemelezin
L’Apogée: Também situado na pista Jardin Alpin, esse hotel promete ser a grande estrela de Courchevel, e tem sua inauguração prevista para 11 de dezembro de 2013. www.lapogeecourchevel.com
Hotéis de luxo afastados do centro –
Le Kilimandjaro: Com uma proposta diferente dos demais hotéis de Courchevel, no Kilimandjaro há apenas chalés para alugar, porém com serviço de hotel. Fica bem próximo ao Altiport, onde pousam helicópteros e pequenos aviões. www.hotelkilimandjaro.com
K2: Formado por 29 quartos e alguns chalés privativos super luxuosos, o K2 fica na pista Cospillot. Para chegar ao centro de Courchevel, é necessário pegar um carro. www.hotellek2.com
Le Strato: Me apaixonei por esse lindo hotel, com quartos modernos e muito bem decorados. O melhor de tudo é o seu restaurante gastronômico, administrado pelo mesmo dono do Oustau de Baumanière na região de Provence. Uma delícia!!! E de quebra, ainda tem show de mágica para entreter os clientes nas noites de quarta-feira. É, contudo, afastado do centrinho de Courchevel. www.hotelstrato.com
Melhores restaurantes de Courchevel:
Courchevel é a estação de esqui com a maior quantidade de restaurantes gastronômicos e estrelados do mundo, além de uma variedade imensa de pequenos bistrôs que servem comida típica francesa, racletes e é claro, fondues. Uma verdadeira delícia de lugar. É muito bom passar o dia esquiando e saber que uma boa mesa esatá à sua espera quando retornar. Fiz uma seleção com os restaurantes que mais gostei, e outros que recebi indicação de amigos. Espero que a lista seja útil para vocês.
Le Chabichou: restaurante gastronômico estrelado pelo guia Michelin que serve menu degustação e possui uma excelente carta de vinhos. Destaque para as sobremesas maravilhosas.
La Cendrée: restaurante italiano gostoso, num ambiente bem agradável. Serve massas e pizzas ótimas. Muito amigável e bem no centro da cidade.
La Fromagerie: Lugar delicioso para comer fondue e raclete.
Le Tremplin: aberto durante todo o dia, fica ao lado do teleférico principal de Courchevel 1850, e por isso, é bem movimentado. Além de pizzas e sobremesas ótimas, me derreti pelo espagueti a carbonara de lá.
Le Grand Café: restaurante asiático bem próximo ao La Saulire.
Le Génepi: restaurante gastronômico que serve especialidades da região.
La Cloche: restaurante pequeno que serve boa comida tradicional francesa.
La Saulire: Delicioso restaurante, localizado bem no centrinho de Courchevel, especializado em pratos com trufas negras. Há muitas outras opções também para quem não curte trufas. Um dos mais gostosos da cidade.
*La Mangeoire e o La Soucope são restaurantes considerados como maravilhosos em Courchevel, que se transformam numa baladinha à medida que a madrugada vai chegando. Infelizmente, não os conheci, pois estava com meu filho de 6 anos, e esses ambientes não são adequados para crianças. Mas em breve, irei novamente para fazer essa farra!
Melhores restaurantes localizados nas pistas de esqui de Courchevel –
Quem está esquiando em Courchevel pode almoçar em vários restaurantes bacanas, colados nas pistas de esqui. Vale muito a pena!
Le Cap Horn: restaurante delicioso, com um menu enorme, muito variado, e uma carta de vinhos fantástica. No quesito comida, babei ao comer o purê com trufas. Sem falar no fantástico buffet de sobremesas e no DJ que toca as músicas do momento, que vão ficando mais altas após o horário do almoço, até as 17 horas.
Le Chalet de Pierres: também maravilhoso, decorado com livros antigos, candelabros, e cascatas de chocolate. Comida deliciosa e ambiente bem agradável. Além de boa comida, há lojas de jóias, relógios, e também uma Moncler, loja linda que vende casacos com pluma de ganso divinos.
Onde fazer um bom lanche pós esqui –
A vila de Couchevel é pequena, mas abriga uma série de pequenos restaurantes e lugarzinhos charmosos onde é possível lanchar no meio do dia.
Além do Le Tremplin, indicado acima, adorei a creperia Grand Marnier, que servia crepes doces deliciosos. E é claro, crepe de Grand Marnier.
Melhores pistas de esqui para iniciantes:
Courchevel faz parte do Les 3 Vallées, um conjunto de montanhas esquiáveis de qualidade, composto por outras estações de esqui como La Tania, Méribel, Brides-Les-Bains, Les Menuires, St Martin de Belleville, Val Thorens e Orelle.
Mas é nas mediações de Courchevel que ficam as pistas mais legais para iniciantes, como Jardin Alpin, Bellecôte e Verdons. As pistas são grandes e largas, dando para curtir bastante, até mesmo com crianças.
Aula de esqui em Courchevel:
É muito fácil fazer aula de esqui em Courchevel. O escritório da École du Ski Français (ESF) fica na La Croisette, bem no centro de Courchevel e oferece aulas particulares, em grupo, e aulas especiais para crianças. Vejam os valores abaixo, considerando a tabela do ano de 2013, e a temporada média. Durante a alta temporada, os valores são um pouco maiores e na baixa temporada, um pouco menores. Para maiores informações, acesse: www.esfcourchevel.com
Aulas particulares para 1 a 5 pessoas adultas ou 1 criança com mais de 3 anos:
380 euros – dia inteiro (7hrs)
217 euros – manhã (2hrs30min)
320 euros – grande manhã (4hrs)
120 euros – horário de almoço (2 hrs)
103 euros – 1hora e 30 min de aula
215 euros – grande tarde extendida (4hrs)
165 euros – grande tarde (3hrs)
120 euros – tarde (2hrs)
Aulas particulares para crianças de 18 meses a 3 anos:
150 euros – 2 horas pela manhã
130 euros – outros horários, de acordo com a disponibilidade
Aulas para crianças na Village des Enfants (Vila das Crianças) de 3 a 12 anos:
5 dias – 219 euros manhã/163 euros tarde/ 306 euros dia inteiro
Grupos especiais:
440 euros – até 8 pessoas para conhecer todos o complexo 3 Vallées.
Consultar valores para Héliski e pistas extremas.
*Preços excluem o skipass, que deve ser adquirido separadamente na La Croisette ou online, através desse website: www.s3v.com
Compras em Courchevel:
Além de roupa de esqui, gorros e luvas, Courchevel é uma estação recheada de lojas de grife e galerias de arte. Lá você irá encontrar lojas próprias da Chanel, Bvlgari, Louis Vuitton, Hermès, além de multimarcas como a Blu & Berry que vendem Gucci, Celine e Ralph Lauren. Sem falar nas joalherias como Boucheron, e outras que vendem Cartier e Rolex. Um verdadeiro luxo!
Aluguel ou compra de equipamento de esqui em Courchevel:
Jean Blanc Sports: Essa é a melhor loja para alugar equipamentos de esqui em Courchevel. Fica em frente à La Croisette, bem no centrinho da vila de Courchevel 1850. Além dos próprios esquis, botas, bastões ou prancha de snowboard para alugar, é possível adquirir gorros, luvas, e roupas adequadas para a prática do esporte, além de uma variedade de roupas e sapatos bacanas para o inverno. É, praticamente, um ponto turístico da cidade, pois você encontra todo mundo lá. www.jeanblancsports.com
Bernard Orcel: Aqui você encontrará roupas de esqui de marcas famosas, bem como uma grande variedade de roupas para o frio de grifes como Fendi, por exemplo. Há casacos de pele, botas para neve na Bogner, e uma seção infantil maravilhosa.
Bernard Charvin: Também vende roupas para esqui e também tem uma boa seção infantil.
Eu e minha família amamos Courchevel e pretendemos voltar sempre! O que você achou? Deixe um comentário 🙂
Se você está pensando em esquiar com seus filhos pequenos, leia nosso post:
Dicas de Courchevel com crianças
Para maiores informaçõs, acesse o website oficial da estação de esqui: www.courchevel.com
Marcelo
Posted at 14:56h, 10 marçoEstou indo para lá dia 17 agora, vou usar quase todas suas dicas. Obrigado!
Priscila Reis
Posted at 20:25h, 14 marçoOi Marcelo,
Courchevel é um sonho! Pretendo voltar em breve. Esse ano, optamos por esquiar em Aspen e também foi uma excelente opção.
Aproveite 🙂
Priscila
Mariana
Posted at 00:50h, 10 junhoQuantos dias voceê aconselha ficar por lá?
Priscila Reis
Posted at 18:55h, 10 junhoMariana,
Nessas estações de esqui, sempre acho bom ficar um mínimo de 5 noites, para apreciar, esquiar e em Courchevel, para poder degustar nos belos restaurantes.
abraços
Priscila
Alex
Posted at 00:11h, 16 agostoOla. Precisa de carro lá . Eu ia ficar no mercúry courchevel 1850 . Carro para ir e voltar de genebra e andar a noite , volta pro hotel se troca e sai de carro pra jantar . Ou tem ônibus que passa na frente dos hotéis , estilo vail . Obrigado
Priscila Reis
Posted at 13:27h, 25 agostoAlex,
Tudo bem? Não tem ônibus que passa em frente aos hotéis não. Em alguns hotéis, contudo, há serviço de van. Também é possível pedir um táxi, mas Courchevel é bem pequena, então para esquiar e dar uma volta no centro, você praticamente não precisará de carro.
Luiz Lopes
Posted at 21:02h, 07 setembroObrigafo pelas ótimas dicas!
Diego
Posted at 23:45h, 28 fevereiroAchei maravilhoso todos os comentários e dicas. Gostei tanto, que estou tentando reservar uns dos hotéis aqui relacionado. No entanto, não ha disponibilidade para nenhuma data. Sobretudo, do dia 01 a 10 de dezembro de 2017. Ha alguma restrição de período, que a hotelaria abre ou fecha na região? Pretendo ficar em Courchevel 1850. Mais uma dúvida, tenho uma criança de 3 anos. O ideal seria ficar no centrinho ou nas proximidades? Gostei das opções do Le k2, Le Strato e La Sivoliere. Teria alguma sugestão para nossa família? grato desde ja
Priscila Reis
Posted at 20:46h, 12 abrilDiego,
Tudo bem? Pode ser o caso de bloqueio por conta do período de férias! Se quiser, me envie um email: contato@voali.com.br que podemos te propor o nosso serviço de roteiro personalizado e tentar ajudar!
abraços
Priscila
Walquiria
Posted at 12:01h, 03 marçoBom dia, eu vou fazer estágio no SPA em Courchevel no hotel Le Saint Roch, tem informações sobre este hotel? obrigada
Priscila Reis
Posted at 20:45h, 12 abrilOi Walquiria,
Infelizmente não! Espero que dê certo.
Vanderlei Capanema
Posted at 18:08h, 02 dezembroObrigado pelas dicas. Irei para Courchevel de 17 a 22 de janeiro de 2018. Você sabe se existe aluguel de motoneve ?
Priscila Reis
Posted at 18:19h, 14 fevereiroO melhor local para se informar sobre isso é no hotel. Deve ter, mas não procurei isso lá!
thais
Posted at 14:15h, 15 janeiroameiii o post, nossa me ajudou muito. obg