
15 maio Dicas de Cusco, Macchu Picchu e o Vale Sagrado dos Incas

Cusco é aquela cidade que você só planeja visitar por estar no caminho do Macchu Picchu, mas que te encanta tanto que não dá vontade de ir embora. Considerada uma das cidades mais altas do mundo, está situada a 3.399 metros acima do nível do mar.
Como chegar a Cusco: companhias aéreas que fazem o trajeto Lima – Cusco – Lima
Não há vôo direto, partindo do Brasil, para a cidade de Cusco. É preciso voar para Lima, e sair de lá para Cusco num outro vôo. As companhias aéreas que fazem esse trajeto são a Taca, Lan e a Star Peru. Com a junção de operações da Lan com a Tam, talvez fique mais fácil de adquirir passagens para Cusco, num bilhete único.
Quando ir:
Cusco é uma cidade muito agradável, que merece ser visitada entre abril e outubro, quando a temperatura está agradável e não faz tanto frio. O período das chuvas geralmente ocorre entre novembro a março, e o inverno mais rigoroso entre junho a setembro.
Como evitar os problemas causados pela altitude:
A diferença de altitude pode causar o chamado “mal de soroche”. Todas as vezes que o corpo atinge uma altitude muito acima da normal, o ar fica rarefeito e por consequência, a oxigenação no cérebro é diminuída. Por consequência, a pessoa pode sentir tonturas, náuseas e dor de cabeça forte. Como Cusco está a 3.399 metros acima do nível do mal, é comum que os visitantes, ao chegar, sintam-se mal por algumas horas.
A receita para curar o mal de soroche é mascar folhas de coca e tomar muuuuito chá de coca. São remédios infalíveis. Também recomendo ficar de molho nas primeiras horas, sem fazer muito esforço, poupando o oxigênio. Dessa forma, o corpo vai se acostumando, e depois de algumas horas, o mal estar acaba passando.
Quando nós chegamos ao Hotel Monastério em Cusco, a primeira coisa que fizemos foi tomar muito chá de coca e mascar algumas folhas de coca. Deu super certo!
O que fazer em Cusco:
Todo mundo já sabe que Cusco é a cidade com estrutura para turistas mais próxima de Macchu Picchu, e acaba sendo o ponto de apoio para quem vai conhecer a famosa cidade perdida. No entanto, Cusco é tão encantadora que valeria a pena fazer toda essa viagem para passar uns dias passeando por lá.
Eu me apaixonei pela Catedral de Cusco, com suas pinturas belíssimas e riquíssimas decorações em cedro. Tive a oportunidade de assistir a um concerto lá e foi inesquecível.
O Museo Inka possui uma interessante coleção de artesanato criado pelos Incas da região. Do lado de fora, mulheres com trajes típicos e alpacas ficam à espera de turistas para que tirem fotos e lhes dêem algum trocado, é claro.
O Museo de Arte Contemporaneo de Cusco também é bem interessantes, com diversas obras de arte feita por locais e outros artistas do Peru.
Onde comer em Cusco: os melhores restaurantes da cidade
Leia o post: Os melhores restaurantes de Cusco – Peru
Onde ficar em Cusco:
Fiquei no maravilhoso Hotel Monastério, que faz parte da cadeia Orient-Express. É a melhor opção de hotel de luxo na cidade. Para saber detalhes, leia o post: Dica de hotel de luxo em Cusco – Peru: Hotel Monastério by Orient-Express
Se estiver à procura de hotéis mais simples, dá uma olhada no Casa Andina Cusco Catedral, que é bem localizado e tem preços ótimos!
Posts relacionados:
Como chegar a Macchu Picchu: dicas e trens
Dicas de Macchu Picchu: conhecendo a cidade perdida dos Incas
Passeios no Vale Sagrado dos Incas: o que fazer além de Macchu Picchu e Cusco
Luzever Linhares da Silva
Posted at 11:12h, 17 outubroAmiga.
Parabéns por tudo relacionado a Cusco. Anotei tudo. Vou para Cusco no dia 08/01/2014 e voltarei no dia 22/01/2014. Vou fazer um curso para iniciantes de Língua Quechua, pois já sou professor de Espanhol. Como você deve saber professor não ganha bem, por isso estou lhe escrevendo. Já paguei o hotel c/ café da manhã pelos 14 dias e também paguei o curso, mas estou levando apenas US$ 1.000,00 para passar os quatorze dias. Você com sua experiência acha que dá? Mesmo gastando um pouco para ir a Machu Pichu? Vou passar aperto? Lembro que minha alimentação é controlada, pois não posso comer carne vermelha e nem massas. O que você acha?
Abraços e parabéns pelas dicas.
Luzever.
Priscila Reis
Posted at 19:51h, 17 outubroLuzever,
Tudo bem? Que bom que as dicas lhe foram úteis. Quando ao dinheiro, se você considerar que irá gastar 25 dólares por refeição, numa média, serão 700 dólares por dia. Isso, é claro, comendo em locais bem simples. Sobram 300 dólares para fazer tudo mais, principalmente o trasnporte para ir a Macchu Picchu.
Se você puder levar um cartão de crédito no caso de alguma emergência, acho que dá sim!
abraços
Priscila
Hulisses Dias.
Posted at 17:53h, 05 janeiroOi, eu estou pensando em ir Pra Cuzco, mas me falaram que vale a pena ficar num hotel no qual você vê o nascer do sol de machu pichu.
Além de ficar no Monastério, qual seria esse hotel para ver o amanhecer?
Grato,
Hulisses Dias.
Priscila Reis
Posted at 13:23h, 12 janeiroOi Hulisses,
Veja essa opção de hotel em Machu Picchu:
http://www.booking.com/hotel/pe/machu-picchu-sanctuary-lodge.pt-br.html?aid=364912;sid=976280b2781f9192eba724007d029ef7;dcid=1;ucfs=1;srfid=4ad37b033cce61e55f79199ee71c62595dda0ca7X7;highlight_room=
carla
Posted at 18:19h, 18 setembroboa tarde..
Estou viajando para custa 30/10 e so vou ficar tres dias..é possivel azer vale sagrado e Machuu picchi no mesmo dia?? nosso tour vai ser muito corrido..vamos ficar 3 dias em Cusco..o que vc recomenda?
Priscila Reis
Posted at 20:59h, 21 setembroOlá Carla,
Acho que as cidadezinhas do Vale merecem 1 dia de passeio, outro só para Macchu Picchu, e outro para Cuzco. Faria assim. Espero ter ajudado 🙂