16 jul Como chegar em Lençóis Chapada Diamantina
Como chegar em Lençóis Chapada Diamantina
Primeiramente, temos que Lençóis é a principal cidade da Chapada Diamantina, e está localizada a, aproximadamente, 420 Km de Salvador. Você pode chegar lá de avião, carro ou ônibus. Veja, portanto, como chegar em Lençóis Chapada Diamantina.
De avião
Por enquanto, a Azul Linhas Aéreas tem vôos partindo de Salvador até Lençóis, num trajeto que dura em média 45 minutos. Chegando no aeroporto, é possível pegar um taxi até Lençóis ou contratar um transfer até a cidade. De lá, você pode fazer passeios nas proximidades da cidade a pé, contratar um guia com carro para te levar a pontos turísticos mais distantes, ou mesmo alugar um carro em empresas locais como a Soy Libre. O nosso guia, Pereira, pode, inclusive, te buscar no aeroporto. Aproveita e contrata o serviço completo (e maravilhoso) dele, sobre o qual falo no post Dica de guia na Chapada Diamantina
De carro
Para chegar a Lençóis, partindo de carro de Salvador, o melhor caminho é por Feira de Santana. Inicialmente, pega-se a BR-324, sentido Ipirá. Recomendamos que você coloque no GPS o caminho pela Estrada do Feijão (BA-052), que liga Feira de Santana a Ipirá. De Ipirá, pegue a BA-233 até Itaberaba e depois siga pela BR-242 até a estradinha estadual que te levará à Lençóis (BA-850). Alguns trechos da estrada tem traços do sertão nordestino, e é bonito de se ver. Registre-se que viagem dura cerca de 5 a 6 horas, dependendo da quantidade de caminhões que estiverem trafegando no momento.
Mapa e Bons postos de gasolina para parada
Outrossim, um bom lugar para uma parada no meio do caminho entre Salvador e Lençois é o Posto Petrobrás de Ipirá, que tem uma lanchonete, banheiros limpos, e até algumas lojinhas de produtos em couro e artesanato local. Com efeito, outra opção é o Posto Santa Helena, já em Itaberaba, com uma estrutura ainda melhor. Tudo depende da necessidade mais urgente ou não de se fazer uma parada. Como resultado, marcamos o trajeto de Salvador até Lençóis e os postos no mapa abaixo.
Por conseguinte, se a ideia for seguir até o Vale do Capão, cidade de Caeté-Açu, você ainda terá que seguir por mais duas horas de carro. Isso porque tem uma parte de asfalto, e outra ainda bem ruim de barro. Por certo, se estiver com carro 4×4, será melhor. Inclusive, no Capão, há várias ruas com ladeiras íngrimes. Se for período de chuvas então, caso o carro não seja 4×4, poderá ter problemas até mesmo para subir. De Lençóis até o Capão são apenas 45 km (mais ou menos), porém a viagem é lenta! Não deixe de reparar na beleza que é a pequena cidade de Palmeiras, no caminho.
De ônibus
Uma outra opção de como chegar em Lençóis Chapada Diamantina, para quem não quer dirigir, é fazer a viagem de ônibus. A empresa Real Expresso tem algumas opções de dias e horários. Essa mesma empresa também faz parada em Palmeiras, e os viajantes que seguem para o Vale do Capão podem pegar um traslado na rodoviária de Palmeiras, ou contratar um transporte particular. A empresa Águia Branca leva passageiros para a região, porém a parada não é em Lençóis, e sim em cidades como Andaraí, Igatu, Ibicoara e Mucugê, todas na Chapada Diamantina.
Por fim, chegando lá, muitas aventuras e uma natureza exuberante te esperam de braços abertos! Esperam que essas dicas de como chegar em Lençóis Chapada Diamantina sejam úteis.
Paulo Roberto
Posted at 01:50h, 27 fevereiroSeu site é muito interessante. Sucinto, claro e objetivo. Informações interessantes e bem estruturadas. Parabéns.
Priscila Reis
Posted at 17:45h, 01 marçoObrigada Paulo!!!
Camila
Posted at 12:35h, 28 junhoOlá, vc saberia me dizer se é tranquilo ir de Salvador para Lençois de carro à noite?
Priscila Reis
Posted at 21:12h, 03 julhoOi Camila,
Acho tranquilo sim, pois a estrada está boa. Contudo, à noite sempre é mais perigoso, então fique atenta 🙂
Marcos Antônio
Posted at 10:24h, 25 julhoOlá, visitei a chapada em 2019 foi show, fiquei hospedado em Lençóis foi uma semana de pura diversão. Recomendo, principalmente para quem gosta de fazer caminhadas e trilhas.
Na semana visitei a pratinha, morro do pai Inácio, rio Mucugê, mini Pantanal, ribeirão do meio. Foi um passeio muito bom. Ficamos hospedado na pousada Grisante, “Glauco” fica na beira do rio, é ótima para uma boa noite de sono depois de um passeio. Recomendo a pousada.