14 jul O que fazer em Fernando de Noronha: melhores passeios
O que fazer em Fernando de Noronha: melhores passeios. Noronha é um paraíso brasileiro protegido, que guarda paisagens de tirar o fôlego, praias espetaculares, trilhas, uma grande biodiversidade, pousadas agradáveis e boa gastronomia. Chegar não é tão simples, os preços não são baratos e há muito o que fazer. Por isso, é bom pesquisar muito e planejar a sua viagem com calma, para que possa aproveitar o que essa ilha maravilhosa tem da melhor forma possível. Selecionamos alguns passeios bacanas para se fazer por lá. Para ir e voltar mil vezes! Também vale a pena ler o post 10 passeios imperdíveis em Noronha.
Baía do Sancho
Premiada inúmeras vezes como a mais bonita do Brasil e até do mundo, vale a pena passar pelo buraco numa pedra e descer alguns degraus de escada até chegar à Baía do Sancho. Um dos mergulhos mais incríveis da ilha, perfeita para nadar e tirar muitas fotos. Na alta estação, é bom chegar bem cedo ou no final da tarde, pois pode haver fila de espera para descer e subir as escadas.
Hoje em dia há uma trilha de madeira super bem feita que dá acesso ao local da descida pela escada e também a uma espécie de mirante para curtir a vista dos Dois Irmãos (morros de pedra da primeira foto do post).
Mirante dos Golfinhos
Vale a pena visitar esse lugar para ver o encontro dos golfinhos rotadores na Baía dos Golfinhos. O ideal é ir pela manhã, a partir de 6 horas, quando abre o acesso ao Parque. Há uma pequena trilha de 1 km e vale levar binóculos. Fica ao lado da Baía do Sancho.
Praia de Atalaia
Com muitas pocinhas, é excelente para fazer snorkeling, onde o número de visitantes por dia é limitado. Como não faz reserva pela internet, recomendamos que a primeira providência a ser tomada ao chegar em Noronha seja tirar a carteirinha do Parque Nacional na Praça do Flamboyant e seguir direto para a sede do ICMBio – Instituto Chico Mendes/ Unidade Parque Nacional Marinho de Noronha, pertinho do Projeto Tamar, onde fará a reserva para Atalaia, se tiver vaga. Cruze os dedos!
Praia do Leão
Umas das praias mais bonitas da ilha, com poças que vistas de cima, parecem espelhos d’água. Na maré baixa, é maravilhosa com crianças!
Praia da Cacimba do Padre
Com vista para o Morro dos Dois Irmãos, é a praia mais adorada pelos surfistas na época das grandes ondas.
Baía dos Porcos
Vale a pena ir até a praia Cacimba do Padre e depois seguir caminhando pelas pedras até chegar à Baía dos Porcos, com suas poças de água cristalina, perfeita para mergulhar e fazer snorkeling.
Praia do Porto
Apesar de ficar no Porto, é uma das praias mais calmas da ilha, boa para ir com crianças e até para praticar Stand Up Paddle. Aproveite para almoçar no Restaurante Mergulhão que fica alí perto.
Sueste
Praia super tranquila, excelente para fazer snorkeling e brincar com crianças. É comum ver arraias, tartarugas e até pequenos tubarões por lá.
Praia da Conceição
Uma das praias movimentadas da ilha, onde fica o Bar Dudarei que serve petiscos e drinks. Também costuma dar belas ondas, boas para surfar.
Praia do Cachorro
Praia que fica abaixo da Fortaleza dos Remédios e que tem uma bica de água doce.
Praia do Boldró e Praia do Americano
Recomenda-se ir na Praia no Boldró na maré vazia, para poder nadar nas pocinhas e atravessar a pé até a Praia do Americano, quase deserta.
Passeio de barco
Vale a pena fazer um passeio de barco na ilha, de preferência parando para um banho na Praia do Sancho. Se tiver sorte, poderá ver golfinhos de perto, que costumam seguir os barcos. Você pode acertar no próprio porto para fazer um passeio de barco pela ilha, ou junto à sua pousada. Pode incluir almoço ou não, mergulhos e até pescaria, tudo ao gosto do cliente. Vale muito a pena.
Planasub ou aquasub
Vários barcos oferecem a brincadeira do Planasub (ou aquasub). Para quem nunca ouviu falar, é uma espécie de prancha de acrílico pequena amarrada a uma corda, que é puxada pelo barco. A pessoa segura na prancha, põe a mascara de snorkel, dá o sinal para o barco, e quando começa a ser puxada, a pessoa aponta a prancha para baixo para mergulhar e para cima para voltar à superfície. Uma delicia!
Mergulho
Para quem curte mergulho, Noronha é um dos melhores lugares do mundo para a prática. Mesmo os inexperientes podem mergulhar sem a carteirinha, fazendo o Batismo, ou podem fazer o curso de mergulhador na própria ilha, através das empresas www.aguasclaras-fn.com.br ou www.atlantisdivers.com.br. A melhor época para a prática do mergulho entre setembro e outubro, quando as águas estão calmas e transparentes. Crianças a partir de 11 anos já podem curtir essa experiência!
Igreja Nossa Senhora dos Remédios e Forte
Está interessado na história de Noronha, então vai gostar de passear pela Vila dos Remédios, conhecer a igreja e visitar o Forte.
Projeto Tamar e Museu Aberto da Tartaruga Marinha do Projeto Tamar
O Museu é gratuito e o centro promove diversos painéis educativos que explicam sobre a reprodução da espécie, predadores, etc.. Além disso, são ministradas palestras diariamente objetivando a conscientização e educação ambiental dos visitantes, sempre às 20 horas. Fica na Alamenda do Boldró, s/n. Tel: + 55 81 36191174
Museu do Tubarão:
Esse museu abriga uma série de arcadas de tubarão, explicações, lojinha e ainda servem um famoso bolinho de tubarão. Bom programa para adultos e crianças.
Pôr do sol no Forte São Pedro do Boldró: Uma delícia tomar um drink ou cerveja no bar e apreciar o lindo pôr do sol ao som do Bolero de Ravel.
Pôr do sol no Forte de Nossa Senhora dos Remédios: Você terá que subir um morro, mas a vista lá de cima é incrível. As crianças adoram brincar nos canhões de ferro e nos balanços.
Pôr do sol na Praia da Conceição: É uma das praias perfeitas para curtir o pôr do sol. No final da tarde, os locais vão pra lá jogar vôlei de praia e petiscar no Bar DudaRei.
Trilha do mirante dos golfinhos: pequena trilha até o paredão dos golfinhos. Ideal para ser realizada pela manhã e dura +- 2 horas;
Trilha da Atalaia: trilha que vai da praia de Atalaia, berçário natural marinho de diversas espécies, até a praia da Caieira, passando por piscinas naturais e pelos mirantes da Pontinha e da Pedra Alta. Pode durar de 3 a 5 horas;
Trilha do Leão: contempla o mirante dos Abreus e as piscinas naturais dos Abreus, durando, em media, 5 horas;
Trilha do Capim Açu: trilha por mata nativa, belos mirantes, caverna e encosta da Sapata até a praia do Leão com suas piscinas naturais.
Vale a pena estudar o mapa de Noronha para montar melhor o seu roteiro.
Sem comentários ainda