01 out Passeio no Marais em Paris: por onde andar, comer e comprar
Passeio no Marais em Paris: por onde andar, comer e comprar –
A região do Marais, composta pelo 3º e 4º arrondissement, é a fração mais cool de Paris. É lá que andam as pessoas descoladas, ligadas no mundo da moda, do cinema e em outras formas de arte. Por ser um local tão completo, com o tempo foi ganhando espaço entre os turistas e hoje em dia, vive recheado deles, mas o público não tem nada a ver com aqueles que ficam perambulando o dia todo na Champs-Élysées.
A galera do Marais é jovem, chic e casual, gosta de sentar nos cafés da calçada, tomar sorvete, fazer compras de design, e ainda por cima, é super gay friendly. Não à toa, o bairro conta com uma rua descoladíssima dedicada aos gays, mas cheia de simpatizantes.
Assim como acontece em Montmartre, sobre o qual falei no post “Passeio em Montmartre: o bairro mais charmoso e boêmio de Paris“, o Marais também é uma região perfeita para passear nos finais de semana. Quando a maioria dos outros lugares de Paris está com suas portas fechadas, o Marais está, literalmente, bombando! Praticamente todas as lojas ficam abertas, mesmo aos domingos, há artistas se apresentando nas ruas, crianças brincando com os pais nas praças, cafés e restaurantes lotados, tudo num clima super descontraído e animado.
Mesmo quando Paris está cinza, o Marais está sempre colorido! Vejam o detalhe dos banquinhos na brasserie da foto abaixo.
Por ser um cantinho tão especial de Paris, preparei um roteiro para você andar pelo Marais, e conhecer os locais mais bacanas desse bairro. Vamos conhecê-lo então?
Gosto de começar o passeio pelo Marais no Centro Georges Pompidou, conhecido pelos franceses com “Beaubourg”, por ser um espaço multi funcional, que abriga um museu, uma biblioteca, um centro de pesquisa sobre música, um restaurante, além de um grande espaço para exposições temporárias. Sem falar que o seu Museu Nacional de Arte Moderna possui a maior coleção de arte moderna e contemporânea da Europa, com pinturas de Dalí, Picasso, Kandisnky + um sem número de outros artistas fantásticos. Já tive a oportunidade de ver exposições de Alexander Calder, Kandinsky e Dalí, simplesmente maravilhosas.
(Passeio no Marais em Paris: Exposição de Dalí no Pompidou)
Ao sair do Pompidou, aprecie a bela esplanada que o circunda, cheia de artistas nos finais de semana, e siga por uma ruazinha lateral até chegar na Place Stravinsky, onde encontrará belas esculturas coloridas criadas por Jean Tinguely e Niki de Saint Phalle.
(Passeio no Marais em Paris: Place Stravinsky)
Siga em direção à Rue Sainte-Croix de la Bretonnerie, a tal rua focada no público gay sobre a qual já falei, e divirta-se nas padarias temáticas, lojas de design e de decoração super bacanas. É lá que fica a loja Passage du Désir, um sex-shop boutique super moderno, a deliciosa loja Pierre Hermé, que vende os melhores macarons da cidade. Também encontrará por lá lojas cool como a de fotografia, Lomography, e a fofa Pylones, onde é pssível comprar presentinhos úteis e inúteis com design arrojado e preço legal.
(Passeio no Marais em Paris: Rue Sainte-Croix de la Bretonnerie)
(Passeio no Marais em Paris: Rue Sainte-Croix de la Bretonnerie)
Depois, vá passear na Rue des Rosiers, onde encontrará a loja COS que eu amo, irmã mais chic da H&M, e aproveite para comer um crepe delicioso na La Droguerie no caminho. Se gostar de fallafel, iguaria típica da comida kosher, o mais famoso é vendido ali, no L’As du Fallafel. A rua é estreita e fica lotada nos finais de semana, tanto de locais, turistas e como também pessoas querendo ganhar a vida cantando, ou fazendo apresentações variadas.
(Passeio no Marais em Paris: Rue des Rosiers)
(Passeio no Marais em Paris: Rue des Rosiers)
(Passeio no Marais em Paris: Rue des Rosiers)
Pertinho dali, na Rue Sévigné, bem no nº40, fica uma das lojas multimarcas que mais gosto de Paris, a L’Eclaireur, e também o Musée Carnavalet, dedicado à história de Paris.
Mesmo que o objetivo não seja “fazer compras”, é gostoso passar o dia flanando pelas ruas do bairro, que sempre nos surpreendem com algo maravilhoso, como foi o caso dessa banda de senhores de idade que encontrei na Rue des Francs Bourgeois, tocando um jazz de arrasar, como se estivessem em Nova Orleans.
(Passeio no Marais em Paris: Rue des Francs Bourgeois)
Minha sugestão é continuar pela Rue des Francs Bourgeois, onde encontrará a famosa loja de camisaria Anne Fontaine e a Muji, uma loja japonesa que eu adoro, com porta trecos de todos os tamanhos e uma seleção de canetas fantásticas. No finzinho dela, andando na direção da Place des Vosges, verá um grande corredor formado por marcas de cosmético, perfumaria e maquiagem, como Jo Malone, Guerlain e Mac. Uma perdição!
(Passeio no Marais em Paris: Rue des Francs Bourgeois)
(Passeio no Marais em Paris: Rue des Francs Bourgeois)
(Passeio no Marais em Paris: Muji – Rue des Francs Bourgeois)
À essa altura, estará pertinho da Place des Vosges, lugar perfeito para uma pausa ou até mesmo para um piquenique, se o dia estiver bonito. Quem está viajando com crianças vai amar esse lugar, perfeito para os pequenos. Essa praça é uma das queridinhas dos parisienses, e é tida como a primeira praça planejada em formato de quadrado de Paris e foi construída pelo então rei da França, Henri IV entre 1605-1612. Ao seu redor, pavilhões que já serviram de moradia para pessoas importantes como Victor Hugo. Atualmente, as belas arcadas abrigam galerias de arte, cafés e até meu restaurante predileto em Paris para ocasiões especiais, o estrelado L’Ambroisie. Para saber detalhes sobre ele, leia o post “Melhores restaurantes estrelados de Paris: uma lista preciosa“.
(Passeio no Marais em Paris: Place des Vosges)
(Passeio no Marais em Paris: Place des Vosges)
(Passeio no Marais em Paris: Place des Vosges)
Quando sair da praça, volte por alguma ruazinha diferente, por onde ainda não tenha andado, e siga pela Rue Vieille du Temple, onde poderá tomar um delicioso gelato italiano na Amorino, com filial por lá também, e curtir lojas adoradas pelos franceses, a exemplo da Vanessa Bruno. Aos domingos, essa é uma das ruas que ficam fechadas para carro das 10 – 19:30, deixando pedestres e ciclistas bem à vontade para passear. Há sempre novidades interessantes para conhecer, como é o caso da loja La Chambre aux Confitures, que significa “um quarto de geléias”, onde vendem apenas geléias feitas de modo artesanal. Fica no nº60 dessa rua e é uma delícia! Pertinho dali também está o Musée Picasso, na Rue de Thorigny.
(Passeio no Marais em Paris: Rue Vieille du Temple)
(Passeio no Marais em Paris: Rue Vieille du Temple)
(Passeio no Marais em Paris: Rue Vieille du Temple)
E se o sorvete apenas abriu o seu apetite, não faltarão opções bacanas para comer na região, a começar pelo mercado de rua mais antigo da cidade, o Marché des Enfants Rouges. Esse lugar é um verdadeiro pé sujo que vive lotado de locais atrás de comida italiana, marroquina, chinesa tudo a preços bem baixos. Todo mundo senta em mesas coletivas, toma vinho da casa e se diverte, pois o lugar é bem movimentado na hora do almoço, principalmente aos domingos. Fique atento ao horário, pois as bancas fecham às 17 horas.
(Passeio no Marais em Paris: Marché des Enfants Rouges)
Outras opções de lugares para se comer no Marais são: Chez Omar, um misto de restaurante marroquino e bistrô colado no Marché, sobre o qual falei com detalhes no post Dica de bistrô em Paris: Chez Omar; Breizh Café, creperia mais famosa da cidade; Mariage Fréres, loja de chá que serve refeições leves na Rue du Bourg-Tibourg; Le Loir dans la Théière, famoso por suas tortas doces e salgadas, em plena Rue des Rosiers; e o Jaja, bistrô pequeno e bem simpático na Rue Sainte-Croix de la Bretonnerie.
(Passeio no Marais em Paris: Breizh Café)
Termine o seu dia no nº 111 do Boulevard Beumarchais, onde encontrará a Merci, linda loja conceito que vende objetos de design e decoração escolhidos a dedo.
Tenho certeza de que vocês irão adorar passear no Marais pois é daqueles lugares especiais de Paris. O Voali ama e volta lá sempre.
Vejam no mapa abaixo uma sugestão de roteiro pelo bairro. No trajeto marcado, vocês encontrarão todas as ruas sobre as quais falamos no texto.
Lista com os endereços das principais atrações turísticas do Marais:
Centre Georges Pompidou
19 Rue Beaubourg 75004 Paris, França
+ 33 1 44 78 12 33
Fechado toda terça-feira
Funciona de 11:00-21:00h, mas há dias especiais em que fica aberto até mais tarde. Vale confirmar no website oficial.
Musée National Picasso
5, rue de Thorigny 75003 Paris, França
+ 33 1 42 71 25 21
Musée Carnavalet
23 rue de Sévigné, 75003 Paris
+ 33 1 44 59 58 58
Maison Européene de la Photographie
5-7 Rue de Fourcy 75004 Paris, França
+ 33 1 44 78 75 00
Marché des Enfants Rouges
39, Rue de Bretagne, 75003 Paris, França
Fechado toda segunda-feira
Funciona de terça a quinta, de 8:30-13:00h e 16:00-19:30h; sexta e sábado, de 8:30-13:00h e 16:00-20:00h; domingo, de 8:30-16:30h.
Ana Luisa
Posted at 17:56h, 02 outubroexcelente seu roteiro por Marais. parabéns.
Priscila Reis
Posted at 18:10h, 02 outubroObrigada Ana Luisa!
🙂
Priscila
Christine
Posted at 10:36h, 03 outubroÓtimas dicas. Vou experimentar!
Priscila Reis
Posted at 11:43h, 03 outubroChristine,
Fico feliz que tenha gostado. É um passeio muito gostoso mesmo.
beijos
Priscila
Ana
Posted at 22:44h, 03 outubroExcelentes dicas e roteiro!
Estive hoje no Marais e para tentar contribuir…
O Museo Picasso está fechado há quase três anos e permanece em obras. Previsão de reabertura em 2014.
Priscila Reis
Posted at 18:19h, 08 outubroBem lembrado Ana!
Como eu já havia estado lá, não parei para olhar se já estava aberto. Obrigada pela informação
beijos
Priscila
Thais
Posted at 13:23h, 09 outubroOi Priscila estou querendo fazer uma viagem rápida para o interior da franca no período do réveillon. sera q vc poderia me dar uma dica de roteiro?
thaisp.andrade@hotmail.com
Obrigado, bjs
Thais
Priscila Reis
Posted at 14:48h, 09 outubroThais,
Tudo bem? Infelizmente, não sou a melhor pessoa para ajudar você a montar um roteiro pelo interior da França. Creio que a Natália, do blog http://www.destinoprovence.com possa te ajudar, pois ela mora lá.
A época, contudo, é um pouco fria. Eu recomendaria passar o Reveillon em alguma estação de esqui, como Megève ou até mesmo Courchevel.
abraços
Priscila
Íria
Posted at 17:59h, 12 fevereiroPriscila,
vou viajar só e falo nada em francês. vou na cara e coragem. Falo Italiano e assim já me virei bem três dias que fiquei em Paris. Na época fiquei no Mercuri perto da Torre. Tenho 56 anos.
Agora, Ficarei 9 dias. Estou com duas reservas de studio: uma em Montmarte e outra em Marais ( Villa de Marais). Ainda não consegui decidir o que é melhor. Você sugeriria o queê?
obrigada. Íria.
Priscila Reis
Posted at 18:10h, 12 fevereiroÍria,
Tudo bem? O bairro de Montmartre é mais boêmio, com jeito de antigo, frequentado por pessoas mais velhas, quando comparado ao Marais. A atmosfera de Montmartre à noite, contudo, não é tão agradável quanto à do Marais, um pouco mais movimentada. Em Montmartre, fica a Sacre Coeur, linda igreja, a praça dos artistas, e muitas ruas agradáveis, sobre as quais falei nesse post: https://www.voali.com.br/passeio-em-montmartre-o-bairro-mais-charmoso-e-boemio-de-paris/
No Marais, há um clima mais enérgico, mais jovem, com muitas lojas. Também é mais sofisticado, e por consequência, é uma região mais cara.
Se fosse eu, ficaria no Marais, que também é mais perto dos semais pontos turísticos da cidade, principalmente da região do Louvre, e está bem próximo da agradável região de Saint Germain.
Espero ter ajudado. Boa viagem :
Priscila
iria
Posted at 18:39h, 12 fevereiroAjudou, sim, Priscila.
MEus amigos me dizem que cansarei muito em Montmartre… e que é bem mais distante para bater perna…
De qualquer modo, irei a Montmarte algum dia dos 9….
obrigada.
Íria
fabiana
Posted at 21:12h, 28 fevereirooi Priscila, esse roteiro pode ser feito todo a pé? Achei no mapa que o Centro Georges Pompidou fica um pouco distante, estarei com uma criança de 5 anos. Obrigada.
Priscila Reis
Posted at 17:41h, 01 marçoFabiana,
É tudo muito perto! Pode ser feito a pé sim, sem problemas. Com crianças, se puder levar no carrinho, é sempre mais confortável!
abraços
Priscila
fabiana
Posted at 18:25h, 01 marçocomo sempre, muito gentil.
Obrigada
Bruna
Posted at 19:26h, 05 agostoNossa, Priscila! Excelente o post! Parabéns. Só acrescentaria o restaurante Ma Bourgogne, na Place des Vosges, onde tem o melhor stake tartare que já comi.
Priscila Reis
Posted at 21:26h, 05 agostoHummm Bruna,
Que delícia! Obrigada pelo elogio 🙂
Pingback:Conheça o Marais em Paris | Blog da Jacquet | Blog da Jacquet
Posted at 16:38h, 25 agosto[…] https://www.voali.com.br/passeio-no-marais-em-paris-por-onde-andar-comer-e-comprar/ […]
Beth Andrade
Posted at 09:27h, 28 janeiroOlá. Amei seu post. Estou indo a Paris do dia 9 a 19 de março com minha filha de 14 e meu esposo. Vamos ficar hospedado no Lodge du centre, na ópera. É muito longe para ir a pé?Gostaria de flanar o máximo possivel, mas sem exageros!
Priscila Reis
Posted at 17:57h, 29 janeiroOlá Beth, não é absurdamente longe a Ópera do Marais, mas vocês devem andar uns 30minutos. Como a região é gostosa, o passeio é até agradável. Vá até a Place Vendôme e siga pela Saint Honoré até o Marais 🙂
Malena
Posted at 11:46h, 28 janeiroExcelente, adorei suas dicas
Jenny712
Posted at 09:43h, 16 fevereiroIl negozio passage de désir è davvero grande, ho fatto un po ‘di shopping in fondo è abbastanza interessante =)
Il negozio di integratori con espaceplaisir ( http://www.espaceplaisir.fr/ ), che hanno anche prodotti molto buoni.
Buona scoperta a tutti, è semplicemente fantastico !!
Marcio
Posted at 04:16h, 12 abrilOla, Priscila. Como todos os outros posts , este também e muito bom. Qual o tempo estimado para fazer este roteiro ?
Priscila Reis
Posted at 17:41h, 12 abrilOi Marcio,
Obrigada pelo elogio. Sugiro 1 turno, pelo menos. Quando vou passear no Marais, gosto de ir no Pompidou pela manhã, depois passear pelas ruas, almoçar, tomar sorvete e visitar a linda Place des Vosges. Sempre saio à tarde 🙂
Patrícia
Posted at 12:56h, 11 agostoTens alguma indicação de hotel?
Priscila Reis
Posted at 13:07h, 13 agostoPatrícia,
A indicação que vc pede é o Marais?
Olha esse hotel do link Le Petit Moulin no Marais:http://goo.gl/Q8Lwts
Tem outras dicas nesses posts:
https://www.voali.com.br/onde-ficar-em-paris-dica-de-hoteis-e-regioes/
https://www.voali.com.br/em-qual-regiao-se-hospedar-em-paris-onde-ficar-e-hoteis/
Espero que ajude!
abraços
Priscila
maria José
Posted at 18:35h, 28 setembroPareceu-me uma óptima e aliciante descrição .Vou aproveitar algumas sugestões na minha próxima viagem.
paula
Posted at 12:52h, 22 agostoObrigada, é esse tipo de post que precisávamos para saber onde ir..
Priscila Reis
Posted at 22:52h, 25 agostoQue bom que gostou Paula!
Pingback:Vícios de Viagem | Carol Guelber » Arquivos Roteiro de 4 dias em Paris - Vícios de Viagem | Carol Guelber
Posted at 11:01h, 31 agosto[…] olhando vitrines, literalmente flanando na cidade. O blog Voali, da Priscila Reis, tem um ótimo roteiro pelo Marais que recomendo que […]
Priscila Reis
Posted at 10:38h, 15 setembroObrigada Carol!
beijos 🙂
Vanessa
Posted at 10:31h, 27 janeiroPriscila, qual a melhor rua para passear e comer à noite, no Marais?
Priscila Reis
Posted at 14:43h, 12 fevereiroVanessa,
Tudo bem? Não tem uma rua específica para restaurantes no Marais. O ideal é escolher um, reservar, e ir depois de passear pelas ruas do bairro. O meu passeio preferido já está indicado neste post que vc leu. Veja tmb o texto sobre bistrôs de Paris, que tem alguns no Marais: https://www.voali.com.br/melhores-bistros-paris-comida-divina-preco-justo/
abraços
Priscila
Beth
Posted at 02:20h, 02 abrilQue delícia! Estarei lá em maio próximo, 2017! Parabéns!!! Adorei!
Graca
Posted at 14:07h, 05 janeiroAdorei!!!! Gostaria de me hospedar em Marais, mas as diárias estão caras. Tem algum mais popular para me indicar? Bjs.
Priscila Reis
Posted at 18:13h, 14 fevereiroGraça,
Quanto mais afastado desse miolo parisiense, mais as diárias vão ficando baratas. Já tentou Montmartre?
Charlie Severo
Posted at 15:00h, 14 abrilParabens … belas sugestões, muito bem descritas e instigantes… estamos programando uma viagem a Paris e julho e suas informações são muito boas… vamos conferir. Abraços e muito obrigado!!
Priscila Reis
Posted at 19:35h, 02 maioQue bom que gostou!!!
Ana Cláudia Braga
Posted at 16:16h, 05 janeiroIncrível sua descrição dos lugares! Já me senti com um pezinho lá! Merci
Priscila Reis
Posted at 22:05h, 05 fevereiro🙂