16 out Segredos de Paris: ruas e mercados interessantes
Paris guarda alguns segredos dos turistas que pretendem visitar “tudo” num roteiro de 5 dias, como o que sugerimos no post: Roteiro de 5 dias em Paris.
Conhecer Paris é muito mais do que entrar no Louvre, Pompidou, D’Orsay, Rodin, tirar foto da Torre Eiffel, do Arco do Triunfo ou passear na Champs-Elysées. A Paris de verdade se encontra à gauche e a droite, nos cafés, mercados, feiras, jardins e principalmente nas ruas. Por isso escolhi alguns lugares interessantes para visitar na sua próxima viagem à Paris!
1. Rue Mouffetard
A primeira vez que ouvi falar sobre a Rue Mouffetard foi aos 10 anos de idade, quando estudava francês. Os livros de exercício sempre traziam a Rue Mouffetard como cenário das cenas vividas pelos personagens em Paris. Como esse nome não saia da minha mente, logo que cheguei para morar em Paris pela primeira vez, aos 15 anos de idade, resolvi conhecer a tal Rue Mouffetard e então descobri por que a mesma era tão falada!
O trecho aclamado nos livros começa na Place de La Contrescarpe e termina na Av. des Gobelins, sendo que uma parte da rua é exclusiva para pedestre. A região vive sempre muito cheia de estudantes, principalmente por ficar pertinho da Sorbonne, e já foi cenário de inúmeros filmes, por retratar a Paris de verdade. É uma rua tipicamente francesa, com cafés, lojas, mercadinhos e artistas de rua. Um programa gostoso e diferente! Sempre que vou passear por lá, aproveito para comer um crepe de Nutella ou tomar um sorvete na Amorino.
(Segredos de Paris: ruas em mercados interessantes)
2. Rue Lepic
Para quem não sabe, a região de Montmartre já abrigou diversos moinhos de trigo. Atualmente, só dois ainda se encontram de pé e ficam na Rue Lepic: o Moulin Du Radet e o Moulin de La Galette, este último que após ser desativado como moinho, se transformou num animado salão de bailes em pleno século XIX. E foi justamente um baile ocorrido no Moulin de La Galette que inspirou o artista Renoir a pintar o célebre quadro, “Le Moulin de La Galette”, que hoje faz parte do acervo do Musée D’Orsay. Hoje o Moulin de La Galette funciona apenas como restaurante, mas bem que podia continuar sendo um espaço para bailes a moda antiga!
(Segredos de Paris: ruas em mercados interessantes)
A Rue Lepic também é famosa por sediar o Café des Deux Moulins, freqüentado por ninguém menos do que Amelie Poulin (no filme, é claro) e também por ter um feirinha de rua, que fica bem animada nos finais de semana.
Se gostar de agito, é bom saber que a região tem muitos cafés e restaurantes, principalmente na Rue dês Abbesses, pertinho da Lepic.
Leia o post: Passeio em Montmartre: o bairro mais charmoso e boêmia de Paris
3. Rue Montorgueil
Nessa rua que vai dar em Les Halles, funciona um mercado de rua famoso, onde você poderá achar frutas, verduras, flores, frango assado, dentre outras coisas. Pela rua, além de muita gente comendo e jogando conversa fora nos cafés das calçadas, você encontrará inúmeras lojas de queijos, vinhos, pães, doces. Por falar em doces, a Stohrer, famosa pâtisserie existente desde 1730, fica na Montorgueil, nº51. Só isso já é um bom motivo para você bater perna por lá! E bem pertinho dali, na 18, Rue Coquillière, fica a E. Dehillerin, uma das melhores lojas de utensílios de cozinha da cidade, que vende aquelas panelas de cobre maravilhosas!!! Passeio ideal para os gourmets, sobre o qual contamos nesse post: Rue Montorgueil em Paris: para amantes da gastronomia
(Segredos de Paris: ruas em mercados interessantes)
(Segredos de Paris: ruas em mercados interessantes)
4. Cour Saint Émilion
Cour Saint Émilion é uma estação de metrô moderna, construída sobre a antiga estação de trem de Bercy, que recebia vinhos do sul da França. Daí a origem do seu nome, Saint Émilion, em homenagem à região de Saint Émilion, produtora de muitos dos melhores vinhos franceses.
O interessante é que ao sair dessa estação de metrô, você chegará a uma área comercial conhecida como Bercy Village, com muitas lojinhas, cafés, restaurantes de comida rápida como crepes e barzinhos. O interessante é que esse centro comercial a céu aberto foi instalado nos galpões que antigamente armazenavam os vinhos. Bom local para passear no final de semana, quando fica mais animado e cheio de gente. Adoro as lojas com utensílios de cozinha e a imeeeensa Nature et Découvertes de lá, com objetos inusitados para casa, camping, coisinhas de crianças e até música.
(Segredos de Paris: ruas em mercados interessantes)
Para sentir-se como um verdadeiro local em Paris, nada melhor do que passear pelos marcados da cidade, comprar frutas, degustar queijos, ou mesmo comprar alguma antiguidade! Selecionei 5 marchés bacanas abaixo. Agora basta escolher o seu!
5. Marché des Enfants Rouges
É no Marais que fica o mercado de rua mais antigo da cidade, o Marché des Enfants Rouges, com comida italiana, japonesa, marroquina… e ainda frutas, legumes, flores e uma certa animação nas manhãs de domingo! Fica na 39, Rue de Bretagne, 75003 e fecha às segundas-feiras! Funciona de terça a quinta, de 8:30-13h e 16h-19:30h, sexta e sábado, de 8:30-13h e 16h-20h e domingo, de 8:30-14h.
(Segredos de Paris: ruas em mercados interessantes)
(Segredos de Paris: ruas em mercados interessantes)
6. Marché Raspail
O mercado do Boulevard Raspail é o queridinho dos locais fascinados por alimentos orgânicos. Isso por que aos domingos, o mercado se espalha pela Rue Du Cherche-Midi e Rue de Rennes, com diversas barracas vendendo queijos, leites, chocolates…tudo feito com ingredientes orgânicos e especiais. Bom para ir cedinho tomar café da manhã beliscando uma coisinha aqui, outra coisinha ali, enquanto pula de barraca em barraca. Fica no Blvd. Raspail, entre a Rue Du Cherche-Midi e a Rue de Rennes, 75006. Funciona dias de terça e sexta, de 7h-14:30h como feira normal, e aos domingos, de 9h-15h como feira orgânica.
7. Marché d’Aligri
Freqüentado basicamente por locais, esse mercado oferece de tudo nos finais de semana, desde comida e artesanato, a milhares de outras quinquilharias (boas e ruins) na área do mercado de pulgas. Mesinhas na calçada, tendas espalhadas no meio da praça e muita gente procurando novidades para levar para casa fazem desse lugar um atração incomum em Paris, pois não há sofisticação. Bom para sentir como é a vida de quem mora (e rala) na cidade das luzes! Fica na Place d’Aligri, 75012. Funciona de terça a sexta, das 9h-13h e 16h-19:30h, sábado às 9-13h e 15:30-19:30h e domingo de 9h-13:30.
8. Marché Rue Cler
Quem me falou dessa rua foi um casal de franceses amigos que moram bem pertinho e compram frutas, verduras, peixes, carnes, queijos, doces, massas frescas e outras coisinhas. O diferencial de lá é que a maioria das lojas abrem nas manhãs domingo, fazendo da Rue Cler um ótimo lugar para passear,comprar comida e itens gourmet com calma, e se quiser, ainda tomar um bom café na calçada. Se estiver por lá na hora do almoço, uma boa pedida é passar na Darius Rotisserie e comer um frango assado na hora! Se gostar de mel, visite a loja Famille Mary e não deixe de comer o seu pão com mel. Para amantes de azeites, há na Rue Cler uma filial da loja Olivers & Co. E então?! Que tal dar uma passada por lá e sentir-se como um aristocrata parisiense? Fica no 7eme arrondissement, um dos bairros mais chics da cidade, na região das embaixadas.
9. Marché aux Puces de St-Ouen
Esse é o mercado de pulgas mais famoso da cidade. Tapeçaria, postais, livros, luminárias, móveis antigos, outros objetos de decoração e também um sem numero de quinquilharias são expostos nesse imenso mercado que começa na Av. de la Porte de Clignancourt (18eme arrondissement). Lota aos sábados e domingos! E o bom é que as melhores bancas/lojas aceitam cartão de crédito!
10. Marche aux Fleur Madeleine
Se estiver em Paris durante a primavera, vale a pena perambular pelo mercado de flores da Madeleine. Mesmo estando fora de casa, andar em Paris com uma dúzia de tulipas na mão garantirá belas fotos!
Leia também:
Roteiro de 3 dias em Paris
Conhecendo o lado charmoso de Montmartre
Passeio no Marais em Paris
Paris com crianças: dicas e passeios
Melhores bistrôs de Paris
Melhores restaurantes estrelados Paris
Roteiro de compras em Paris: lojas imperdíveis
Melhores lojas gourmet de Paris
Lojas infantis em Paris: roupas, móveis e brinquedos para crianças
Gabriel
Posted at 01:44h, 21 abrilParabéns, muito bem detalhado seu texto, viajei aqui lendo.
Adoro essa cidade mesmo ser ter a conhecido haha, continue com esse bom trabalho.
Até proxima